O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou nesta quarta-feira (24) que deixará a liderança do Governo no Senado Federal após uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o parlamentar, a decisão foi tomada "em comum acordo" e tem como objetivo permitir que concentre esforços em sua defesa diante das investigações em andamento.
Em publicação nas redes sociais, Wagner afirmou que sua prioridade será "provar sua inocência" e colaborar com as campanhas de reeleição do presidente Lula, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de sua própria candidatura ao Senado.
A mudança ocorre dias após o senador ter sido alvo da Operação Compliance Zero, conduzida pela Polícia Federal, que investiga supostas irregularidades relacionadas ao Banco Master e ao empresário Daniel Vorcaro.
Durante o cumprimento de mandados, a Polícia Federal informou ter apreendido valores em moeda estrangeira, além de relógios de luxo. A investigação segue em andamento e, até o momento, não há decisão judicial definitiva sobre as acusações.
Nos bastidores do governo, integrantes da base aliada avaliavam que o afastamento da liderança poderia reduzir os impactos políticos do caso sobre o Palácio do Planalto em um período que antecede as eleições de 2026.
Jaques Wagner é um dos principais nomes históricos do Partido dos Trabalhadores na Bahia. Ex-governador do estado por dois mandatos, ex-ministro e senador desde 2019, mantém uma longa trajetória política ao lado do presidente Lula.
A Operação Compliance Zero também investiga outros envolvidos e continua em fase de apuração. Os fatos ainda serão analisados pelas autoridades competentes, assegurando aos investigados o direito ao contraditório e à ampla defesa.
P7 Notícias seguirá acompanhando os desdobramentos do caso e divulgará novas informações à medida que forem oficialmente confirmadas.
Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto